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SEO para pequenas empresas: Veja 6 dicas matadoras!

Antes de mais nada é importante saber o que é SEO, certo? Vou deixar uma breve descrição abaixo, mas temos um conteúdo bem detalhado sobre o que é SEO e como funciona.


Basicamente, o SEO é o processo de posicionar o seu site o mais alto possível no Google quando alguém digita “celular em promoção” (ou o que quer que você venda, promova ou fale).


Quanto mais alta for a classificação do seu site, mais visível será o seu negócio e mais tráfego e vendas serão gerados pelo seu negócio.


Dito isto, vamos conhecer os tópicos que vamos abordar neste conteúdo:


A Importância do SEO para Pequenas Empresas

O consumo de internet está presente na maioria da vida de brasileiros, seja utilizando redes sociais, consumindo informações e até mesmo realizando pesquisas no Google sobre qual produto comprar, qual é o melhor serviço X na cidade Y.

Em um estudo realizado em 2021, aponta que 92% dos brasileiros usam o buscador, mostrando a força do Google e importância de utilizar ela em favor da sua empresa.

Um segundo ponto que mostra a importância do SEO para pequenas empresas, é em relação a capacidade de investimento necessário. O SEO por ser uma tráfego orgânico, ou seja, você não precisa pagar ao Google para exibir seu site, basta contar com um profissionais capacitados como: consultor de seo, redator e um desenvolvedor para otimizar seu site e posicionar ele na primeira página do Google, torando assim uma fonte de tráfego muito rentável.

Dificuldades de SEO enfrentadas por pequenas empresas

1) Orçamento

O ponto acima nos leva a detalhar um pouco mais sobre o orçamento. Pequenas empresas de maneira geral possuem um orçamento de marketing menor, mesmo em comparação com a receita.

Caso não seja possível contratar de forma integral profissionais para te ajudar, considere contratar freelancer ou projetos pontuais para desenvolver estratégias de SEO, e na medida que os resultados forem evoluindo, você pode expandir seu time e incluir novos profissionais.

2) Tempo

O tempo aqui tem dois pontos:

1ª – Envolve o tempo que o proprietário(a) do negócio irá desprender para fazer as otimizações por conta própria, pois a falta de tempo costuma atrapalhar. Por isso, volto ao ponto acima para você contratar profissionais capacitados para te ajudar.

2ª – O resultado de estratégias de SEO podem levar de 3 a 4 meses para aparecer, por isso é importante ter isto em vista ao iniciar um projeto de SEO.


6 dicas de SEO para pequenas empresas


1) Utilize Ferramentas Gratuitas

Configure o Google Analytics e o Search Console em seu site. São ferramentas gratuitas e que irão trazer dados sobre quais são as páginas mais visitas do seu site, qual o perfil de pessoas que acessam seu site e outras informações relevantes.

Outra ferramenta importante é o uso do Google Meu Negócio, caso você tenha uma loja física ou ponto de atendimento para seu serviço.

2) Faça Pesquisa de Palavras-chave

Conteúdo é um fator extremamente relevante para uma boa performance em SEO, por isso é importante saber quais são os termos que os usuários utilizam para chegar ao seu site, para você utiliza-los ao longo do seu conteúdo e site.


3) Análise Seus Concorrentes

Entender como seus principais concorrentes estão trabalhando o SEO no site deles é uma tarefa muito importante, pois é possível tirar ideias que você pode aplicar no seu site.


4) Planeje Seu Site

O estudo de palavras-chave e uma análise de concorrentes irá ajudar a estruturar bem seu site. Com base nestas duas tarefas, você vai ter informações para saber quais tipos de páginas você deve ter em seu site e até mesmo boas práticas para experiência do usuário.


5) Otimize Títulos e Descrições das Páginas

O título é fator direto de posicionamento, então caso seu negócio seja “escritório de advocacia” e você mora em São Paulo, procure colocar no título da home do seu site “Escritório de Advocacia em São Paulo”, isto trará relevância para sua página.


6) Tenha Blog Com Conteúdo Relevante

Como comentado anteriormente, conteúdo é importante para SEO e a pesquisa de palavras-chave vai te ajudar a entender quais outras buscas relacionadas ao seu negócio você pode trabalhar no seu site.

Voltando ao exemplo do escritório de advocacia.

Caso você ofereça serviços de divórcio por exemplo, você possui uma infinidade de conteúdos para falar em seu blog como: pensão alimentícia, como fazer divórcio, quanto custa, separação de bens e outros tópicos que irão trazer novos clientes.




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