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Foto do escritorFelipe de Andrade

Reddit - Uma breve análise de SEO | 01

Você já se perguntou como é o SEO do Reddit, Inc.? Então vem comigo saber como funciona o maior fórum do mundo!


Antes de começarmos, acredito que vale destacar os seguintes pontos:


  1. Não conheço todos os detalhes da empresa como modelo de negócio, estrutura técnica/time e estratégia, em alguns casos, pode ser que estes pontos tenham impactado na escolha da estratégia do time de SEO.

  2. O conteúdo tem exclusivamente caráter educativo e apresenta um caminho que você pode seguir na análise do seu site/projetos.

  3. Ao longo da análise vou destacar quais ferramentas usei e se determinado dado é na versão paga ou gratuita.


Breve Resumo Sobre a Empresa

Fundado em 2005 por dois universitários, o Reddit tem como objetivo a troca de informações através de comunidades, onde um usuário faz uma pergunta e a comunidade responde, algo semelhante ao Yahoo Respostas.


O Reddit está no top 20 de sites mais visitados do mundo (SimilarWeb) e a empresa está avaliada em mais de US$ 15 bilhões, pretendendo fazer abertura de capital na bolsa de valores ainda este ano.

Análise de SEO


Antes de começar a análise, já deixo aqui o que eu aprendi com o Reddit:


Apresentar formas do Google e também do usuário continuarem navegando e irem cada vez mais afundo em meu site, recomendando páginas/links de forma estratégia de acordo com a categoria que ele está, mostrando todo meu "mix de produtos" e potencializando minha conversão.


Agora sim, vamos a análise:


1. Visitas e Palavras-chave

Mensalmente o site gera mais de 2.1 bilhões de visitas mensais em todo mundo, sendo que 58% deste tráfego vem de orgânico, em números brutos o tráfego de SEO fica próximo a 1.2B de visitas mensais, segundo dados do SimilarWeb.


Fonte: Similar Web Versão Gratuita


Um outro dado interessante, agora avaliado pelo SEMrush é que 76% do tráfego do site é sem o nome “reddit”, mostrando que a estratégia de SEO é sólida, abrangendo termos genéricos.


Fonte: SEMrush Versão Gratuita


Ainda mais pelo fato que desde Jul/23 o tráfego através dos termos de marca vem diminuindo.

Fonte: SEMrush Versão Gratuita


(Neste post AQUI eu ilustro como você pode avaliar isso no seu site diretamente no Search Console).


No SEMrush, também conseguimos ver a evolução de palavras-chave que geram visitas orgânicas ao site, totalizando mais de 2.4M em Jan/24:

Fonte: SEMrush Versão Gratuita


2. Indexação de Páginas

Começando a entender o site através do comando “site:” vemos que eles indexam cerca de 364M de páginas no Google:

Print do dia 29/01/24


Páginas de comentários são mais de 236M:

Print do dia 29/01/24


Em categoria/comunidades são 250M:

Print do dia 29/01/24


OBS: Repare que avaliando por tipo de diretório aumenta o volume de páginas, pois incluindo o "site:" no domínio como um todo fica sendo uma visão de amostras e aprofundando podemos chegar mais próximo do volume de páginas indexadas.


Sobre os tipos de página, notei que eles acabam tendo dois tipos de template para assuntos iguais, por exemplo:



Na imagem acima, veja que os dois conteúdos são sobre NFL (Futebol Americano) em url's diferentes:


No diretório /t/, o conteúdo postado é dos subtópicos dentro do tema NFL ou relacionados a NFL, mas de outros tópicos.


Veja que o post é sobre NFL, porém um deles é sobre os anos 70 da NFL e o outro é de diversão/meme de futebol americano.


Voltando para o outro diretório (/r), o conteúdo é o post dos usuários, com uma outra experiência.


(Buscando informações sobre o porque disso, a princípio eles estão testando duas formas de apresentar os conteúdos, inclusive a própria comunidade falou sobre o assunto e o Reddit divulgou estas alterações.)


Eles também acabam indexando as páginas de perfis dos usuários, que ajuda na linkagem interna do site. Ao todo, são mais de 11.2M de páginas.



Ajuda porque em cada página de usuário, tem link para todos os posts criados ou comentados por eles, em laranja link para os subtópicos e em verde para o post.


Links Internos

E aqui começamos a avaliar o ponto que me chama mais atenção no SEO do Reddit, Inc.. Devido ao tamanho do site, com milhões de páginas a estrutura de linkagem interna deles é extremamente interessante (e importante). Da forma que eles trabalham, podemos usar como base em nosso projetos.


Busquei ilustrar abaixo, uma parte de como eles conseguem aprofundar um tema e fazer conexões entre eles através dos tópicos, subtópicos e lembrando que eles também trabalham com linkagem através das páginas dos usuários.


Veja abaixo como eles acabam aplicando isto na prática:

Em Premier League temos:


  • Links para "English Football League" algo semelhante ao breadcrumb

  • Links junto ao título da postagem

  • Links laterais com categorias relacionadas e sub-tópicos


Em "Professional Sports":


  • Breadcrbum para "Sports"

  • O padrão de links nas postsagens e links laterais novamente para categorias e sub-tópicos 



Na medida que vou avançando em cada tópico, eles me apresentam um nível abaixo, por exemplo: Esportes > Tênis > Torneio de Tênis > Jogadores e também colocam links para outras modalidades como nesta última imagem, quando estou em Esportes tem link para Boxe, Golf, Wrestling e Tênis.


Isto, pode ser aplicado em um e-commerce associando categorias:


Roupa Masculina > Camiseta > Camiseta Manga Curta pode ser um exemplo e no nível de camiseta, ter links para Bermudas, Calças por exemplo.


Dentro de Camiseta Manga Curta, tem link para Camiseta Estampada, Camiseta Lisa e outras variações.

Usando outro comando que ajuda a compreender um site é o "cache:" na url. No exemplo abaixo eu fiz isto para a url https://www.reddit.com/t/la_liga/.


Por conta do menu a opção "Versão Somente Texto" fica um pouco escondida, mas é possível clicar e avaliar o que o Google indexa de cada página.



Montei um comparativo da página do usuário e da página que o Google lê:

Links Laterais


Posts Principais da Página


Nos prints acima é importante notar que todos os links das páginas são carregados e interpretados pelo Google.

Eles também possuem um Sitemap HTML com todos os tópicos do site, ao todo são mais de 100 páginas organizadas por ordem alfabética:

Sitemap HTML do Reddit


Indexação de Conteúdo

Vimos há pouco sobre a indexação do conteúdo, que a princípio o Google consegue ler os conteúdos e links das páginas, porém utilizando dois plugins notamos que eles (links/conteúdos) são carregados via JS.


A página que avaliei foi a seguinte (LINK):


A página carrega normalmente a pergunta do usuário, links e comentários.


Quando eu utilizo o plugin Quick Javascript Switcher (gratuito), que desabilita todo o conteúdo em JS da página, temos o seguinte cenário, apenas com o conteúdo principal carregado.

Outro plugin gratuito e interessante sobre o tema é o View Rendered Source.


Ao utilizar ele você consegue entender o que está sendo carregado no HTML ou renderizado em JS. Copiei as primeiras palavras da pergunta do usuário e vi que está sendo carregado no HTML (o que bate com o plugin anterior).


Agora pegando um trecho do primeiro comentário, vemos que ele está sendo carregado em JS (e bate com o plugin anterior).


E quando uso o "cache:" vejo que todo o conteúdo é carregado. Na seta laranja o conteúdo principal e na seta verde os primeiros comentários da página:


Outra foram de me certificar que o Google realmente estava lendo os comentários foi pegar o primeiro comentário completo e pesquisar no Google, incluindo o texto em aspas (").

Veja que ele trouxe a resposta completa, ou seja, ele está conseguindo ler mesmo sendo carregado em JS e ser um conteúdo recente, pois o post principal foi publicado 22 horas atrás (enquanto eu desenvolvia este conteúdo), de uma maneira geral foi algo extremamente rápido.


Recentemente li um estudo mostrando que conteúdos em JS poderiam demorar mais 1 mês para serem indexados. Neste estudo, foi mapeado sites como New York Post e outros grandes portais que tiveram problemas.


Fonte: Search Engine Land


Veja que sites como The Guardian indexam apenas 40% do conteúdo em 1 mês:

Fonte: Search Engine Land


Retomando o ponto sobre a indexação do Reddit, acredito que por ser um site com:


  • Bilhões de acessos mensais

  • 8.3B de backlinks segundo SEMrush

  • Sem problemas de tempo de carregamento


A renderização por parte do Google acaba sendo de certa maneira "facilitada".

(Sobre JS acredito que o conteúdo do Google ajuda muito: Princípios básicos de SEO em JavaScript e o link para o estudo acima é este JavaScript Indexing Delays Are Still an Issue for Google.)


Links Externos

Eles aplicam o nofollow e incluem que é um conteúdo gerado pelos seus usuários. Algo que faz sentido, pois eles poderiam perder/transferir relevância de sua páginas para outros sites que para eles não fazem sentido.


Dados Estruturados

Por fim, não encontrei nenhuma marcação de dados estruturados, algo que poderia ajudar na organização do HTML e fornecer resultados mais ricos no Google


Header Tags

Avaliando uma página de comunidade, vemos que eles não usam o H1 (mas convenhamos que hoje em dia as marcações de header tags não são tão importantes assim)



Espero que você tenha curtido este conteúdo, como eu curti muito de fazer!


Se gostou, comente com sugestões de próximos sites para avaliarmos. E não esqueça de deixar o like e compartilhar! Vai ajudar muito!! 


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