No artigo de hoje vamos saber um pouco mais o que são meta tags e quais são importantes para a performance de tráfego orgânico do seu site.
Afinal, o que são meta tags?
As meta tags são conjuntos aplicados no HTML de uma página especifica, e além de impactar seu resultado orgânico elas também interferem no compartilhamento de redes sociais.
Quais meta tags existem?
Segundo a fonte oficial do Google, ele compreende atualmente 11 tags, porém nem todas impactam no resultado de buscas. As principais que impactam o dia a dia de uma consultoria de SEO são:
1) Meta Title
O campo meta title é considerado o título da página e apesar de ser aplicado no código HTML o usuário visualiza ela em dois momentos:
1) Ao realizar uma busca no Google o campo em azul como mostra a imagem abaixo é o campo meta title (título da página).
O campo de meta tag é visível para o usuário ao realizar buscas no Google.
2) Ao acessar uma página o mesmo conteúdo aparece como “nome da aba”, informando ao usuário o conteúdo da página, como é ilustrado na imagem abaixo:
Veja que o o conteúdo que esta no Google no campo azul é exibido no título da página
Vale lembrar que o campo meta title é fator de posicionamento no Google e precisa ser um ponto otimizado em seu projeto de SEO.
2) Meta Description
Outro campo que também fica visível para usuário é o campo meta description, porém ao contrário da meta title que o usuário vê em dois momentos, o campo descrição é visto apenas no resultados de buscas do Google. Voltando a imagem do resultado de busca por “celular motorola”, o campo description da Magazine Luiza é o texto em preto, logo abaixo do título da página:
Campo de meta description é um texto de apoio ao título da página
Destaca-se que este campo não é fator de posicionamento no Google, porém ajuda a “chamar” a atenção do usuário para acessar o site, por isso, é importante incluir uma frase com um apelo comercial com é feito neste caso.
Dicas para otimizar as meta tags para seu negócio
Como mencionado anteriormente, os campos de meta title e description são importantes para um bom resultado em seu projeto de SEO, e para você conseguir melhores posições no Google listamos boas práticas objetivas que você pode aplicar a partir de hoje em seu site:
1) Veja como os primeiros colocados no Google em seu segmento estruturam estes campos e use como base para seu site.
2) Se você tem um e-coomerce, aposte em termos como “melhor preço”, “promoção” “ofertas” e outros apelos comerciais no título. Para a descrição inclua vantagens e benefícios que o cliente tem o comprar com você como: “frete grátis”, “cashback”, “parcelamento em X vezes” e outras.
3) Para portais/sites de notícias busque no título trazer informações relevantes e na descrição um texto complementar.
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