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Foto do escritorFelipe de Andrade

Erros 404: Quando devo me preocupar com eles?

Atualizado: 1 de jun. de 2023

Ao abrirmos o Search Console e vemos uma grande quantidade de erros 404 levamos um susto, não é mesmo? Estamos possivelmente perdendo tráfego, relevância dos backlinks e dando uma experiência ruim para o nosso usuário.

Porém, antes de listar todas as url’s, definir regras de aplicação e solicitar ao time de TI aplicar os ajustes necessários, devemos verificar dois pontos:


As url’s possuem visitas orgânicas?

Para isto, o Google Analytics é nosso aliado. E o processo para esta verificação é simples:

1) Exporte do Search Console todas as url’s com erros 404;

2) No Google Analytics, selecione um período de pelo menos os últimos 6 meses e procure extrair o maior número de url’s possíveis.

3) Agora precisamos cruzar os dados destas duas planilhas. Para isto, você pode usar a função PROCV no Excel. (Caso você não saiba utilizar, deixei no final do artigo links que irão te ajudar).


As url’s possuem backlinks?

Pode acontecer de algumas url’s não possuírem visitas, mas elas possuírem backlinks. Para fazer esta validação você precisará utilizar ferramentas pagas como SEMrush e Ahrefs. Existe também a opção de usar o Search Console na opção “Links”, (menu principal, na parte inferior) e na coluna “Links Externos”, acessar “Principais páginas vinculadas”. Mas como no caso da lista de erros 404, vai ter um limite de url’s.

Aqui você fará um processo semelhante ao passo anterior (extrair as url’s e cruzar os dados das planilhas com os backlinks com as url’s do GA), e irá conseguir ter a visão de quais url’s possuem backlinks e volume de visita importantes.

Caso de Estudo

Recentemente em uma consultoria de SEO, realizei uma auditoria de que registrava mais de 700 erros 404.

Porém, 89% dos erros estão em páginas que são geradas automaticamente pela plataforma utilizada após o usuário fazer uma avaliação ou enviar um comentário. Enfim, são url’s que não possui nenhum tipo de visita (seja paga ou orgânica).

Os outros 11% representaram cerca de 500 visitas orgânicas mensais nos últimos 6 meses. O site atualmente gera cerca de 100 mil visitas/mês, ou seja, estas url’s representam 0,5% do tráfego do site e não possuem bakclinks. Desta forma não priorizamos esta ação, pois temos coisas mais relevantes e que irão trazer mais resultados em um primeiro momento.

Leia também:


Dica

Caso o número de erros 404 seja um número superior ao limite de exportação do Search Console, procure utilizar o Screaming Frog na versão paga. Ela é uma excelente ferramenta que irá fazer uma varredura em seu site, trazendo todas as url’s e o status dela (404, 200 e outros) e outras informações relevantes sobre seu site.

Em seu projeto você já encontrou um grande número de erros 404 em url’s importantes? Ou se adotou um processo diferente de validação do que apresentei aqui, compartilhe! Assim enriquecemos o debate.


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