Todo site de notícias, e-commerce, serviços e até startups de diversos segmentos buscam contar com um consultor de SEO para seu projeto visando um maior volume de tráfego com baixo custo de investimento, além de auxiliar na melhora de conversão do seu site.
Na sequência deste post vamos falar um pouco mais sobre o papel de um consultoria de SEO, como contratar, quais requisitos levar em consideração e outros tópicos importantes.
Confira os tópicos que vamos abordar neste conteúdo:
Qual o papel de um consultor de SEO em um projeto? Quais são as responsabilidade de um consultor de SEO? Como eu sei se preciso de um consultor de SEO? Quais são as vantagens de contar com um consultor de SEO? Um consultor de SEO é barato?
Qual o papel de um consultor de SEO em um projeto?
Antes de mais nada, vamos a um breve resumo do que é SEO. SEO vem da sigla em inglês para Search Engine Optimization, em tradução para o português seria algo como Otimização Para Motores de Busca, que são sites como Google e Bing.
Então o consultor de SEO irá definir estratégias com base em um diagnóstico prévio do seu site, quais são as oportunidades de otimização para posicionar o seu site nas primeiras posições do Google.
É claro, que além de analisar seu site, o papel de um consultor também é analisar concorrência, avaliar oportunidades e boas práticas que eles praticam e que possam ser adotadas em seu site.
Quais são as responsabilidade de um consultor de SEO?
A reponsabilidade do consultor em um projeto de SEO vai depender do escopo acordado entre você e ele, mas de modo geral o que posso dizer é que as principais atividades são:
Realizar um diagnóstico nas áreas de tecnologia, conteúdo, autoridade e experiência do seu site
Desenvolver pesquisas de palavras-chave
Definir um cronograma com as atividades e baseado em priorizações
Enviar orientações detalhadas para você ou seu time TI/conteúdo para aplicar as otimizações
Validar todas as aplicações no site, para entender se está tudo conforme o esperado
Envio mensal de relatórios e acompanhamento de métricas como: posição, visitas e conversão
Acompanhar as atualizações constantes de algoritmo que o Google realiza
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Como eu sei se preciso de um consultor de SEO?
Se você está encaixado em alguns dos pontos a seguir, creio que vale a pena iniciar uma conversa com um profissional para te ajudar:
Se o share do tráfego orgânico é menor de 30% das visitas totais do seu site
Tempo de carregamento do seu site é muito lento
Não encontrar seu site ao realizar buscas dos seus produtos/notícias/serviços no Google
Sofreu uma queda de visitas nos últimos meses
Alta dependência do tráfego pago para geração de visitas e vendas
Está cogitando migra de plataforma ou reestruturar seu site (mudança de layout e url’s)
Quais são as vantagens de contar com um consultor de SEO?
Sem dúvida alguma você terá ganho em duas frentes: tempo e dinheiro.
Tempo, pois o consultor de SEO geralmente é um profissional com anos de experiência e irá encontrar oportunidades de maneira ágil. Outro ponto, é que ele não está “preso” em grandes linhas de processo.
E dinheiro pois a contratação do consultor é mais econômico do que contratar uma grande agência, que muitas vezes irá entregar itens básicos para otimização.
Um consultor de SEO é barato?
Bem, o termo ‘barato’ pode ser relativo, pois para alguns o valor X é ‘caro’ e para outros ´barato’, tudo vai depender do seu orçamento para o projeto e também da complexidade do seu site e experiência do profissional de SEO.
Você pode acabar contratando um especialista de SEO barato e lá na frente ele pode sair caro.
Em um artigo do Search Engine Land que reproduzimos para versão em português em nosso site, listamos 5 razões para você não contratar um SEO barato, recomendo a leitura.
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